quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

De novo larguei pra vila - 3ª Convenção Nativista




De novo larguei pra vila


Vaneira
Letra e música: Guto Gonzales
Julio de Castilhos 


Fim de mês guaiaca cheia
Seu "Eloy" me deu os "pila"
De novo larguei pra vila
No velho trote chasqueado
Muito mal intencionado
de ir bailar "co'as mimosa"
Num bailão no Chico Rosa
Num veneirão bem largado

A rosilha ta de freio
Bem mansita e de confiança
Conhece bem minhas andanças
Os carreiros e as pousadas
E já ta acostumada
Com o tranco do dono seu
Se não for lá nos pneu
"Posemo" lá na baixada

Minha sina de tapejara
De sair comprar carinho
Me adoço a trago de vinho
E só escutem o que eu já disse
Sou mimoso da Tia Ni
E tetéia da Tia Sirce


Por sorrateiro e ladino
Já tenho manha campeira
Não me pega a borracheira
Fico só molhando o bico
Por este velho fascínio
Que muita gente me embarga
Termino minha patacoada
Bailando no Patrocínio

Me largo estrada fora
Segunda de madrugada
A boieira bem alçada
Mostra o rumo no infinito
E eu ao trote solito
Pensando que fim do mês
Me vou "chineá" outra vez
Pois sou crioulo do Cerrito  


Glossário:

Eloy Pereira: Estancieiro conhecido na cidade
Chico Rosa: Clube Francisco Rosa, Clube do Trovador
Os Pneu: Casa noturna de tradição
Baixada: Bairro centro baixo, reduto de casas noturnas
Tia Ni: Ex gerente dos "Pneu"
Tia Sirse: Presidente da APROCA (Associação das prostitutas Castilhenses)
Patrocínio: Sociedade José do Patrocínio, clube tradicional e local de bailes "buenos"
Cerrito: Rincão do Cerrito, lugar onde nasceu o  autor

Fotos: Juliana Miranda e Clarissa Moura

Um comentário:

  1. Dom Maninho Rosa na Botoneira....mais um crú da pampa véia gaúcha....grande irmão de pealo, laço, e guitarreada...agora levanto a sonoridade guapa e criolla da sua botoneira aos ouvidos de quem sabe escutar este clarim pampeano....Parabéns Indiada

    ResponderExcluir