quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um Canto Para Martin Fierro inicia nesta quinta-feira em Livramento

Festival abre as atividades da 1ªedição do Festival de Música e Dança do Mercosul

Foram três anos de espera, ausência de acordes, poemas, expressões e emoções que deixaram o público de Sant’Ana do Livramento, Rivera, Norte do Uruguai, Oeste do Rio Grande do Sul e demais regiões brasileiras, com o aplauso contido e o grito de bravo entalado na garganta. Em dezembro de 2009, com o ginásio José Luis Sanz, do Esporte Clube Guanabara, completamente lotado, o chamamé com letra de Leonardo Borges, e música de Daniel Cavalheiro chamado La Verdulera y El Canário, vencia aquela que ficou conhecida como a edição que marcaria a última antes da interrupção do Festival Um Canto Para Martin Fierro, evento que conseguiu deixar a sua marca na trajetória de diversos músicos, intérpretes, poetas, arranjadores e simpatizantes da música nativista do Rio Grande. Passados dois anos desde que a 11ª edição foi realizada, após um incansável número de tentativas, negociações, reuniões, desencontros e encontros programados pelo destino, chegou a hora dos violões, das vozes, gaitas e poesias, voltarem a ser as grandes estrelas no palco do festival santanense. Como cenário, o principal símbolo e marca maior da integração entre dois povos, brasileiros e uruguaios, o Parque Internacional, que neste ano, no retorno do festival em sua 12ª edição, e que acontece dentro da 1ª Mostra de Música e Dança do Mercosul, deverá abrigar toda estrutura que começou a ser montada ainda na terça-feira. Nesta quinta-feira, primeira noite do evento, oito músicas, das dezesseis classificadas pela comissão triadora, sobem ao palco para apreciação do público, jurados e imprensa de diversas cidades do Estado incluindo a participação maciça dos órgãos de Sant’Ana do Livramento, principais responsáveis pelo carimbo que atesta o sucesso do festival. A partir do soar do primeiro acorde, não mais restarão dúvidas de que o evento e toda a sua grandiosidade estarão de volta e, segundo os organizadores, para não mais ter a sua trajetória interrompida dando sequência na luta e permissão para que voltem a surgir novos Milongas pra Assoviar Desencilhando, Fronteiras Secas e outros tantos sucessos.


Retorno
A primeira noite do Festival de Fronteira Um Canto Para Martin Fierro tem início previsto para as 20h com o show de abertura que levará ao palco Juliano Moreno e Daniel Cavalheiro, melhor intérprete da última edição e o vencedor, respectivamente. Na sequência, será a vez das oito primeiras músicas serem apresentadas ao público e jurados. A noite encerra com um dos shows mais vistos e requisitados em todo o Estado, Leonel Gomez. O evento esta sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, com patrocínio do Ministério da Cultura e Eletrosul e apoio da Comissão Organizadora do Festival de Fronteira Um Canto para Martin Fierro, Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento e Associação Ovino e Vinho.

Serviço
O quê? 12ª Edição do Festival de Fronteira Um Canto para Martin Fierro
Quando? 17-18-e 19 de maio de 2012
Onde? Parque Internacional - Sant’Ana do Livramento
Horário? 20h
Ingressos? alimentos não perecíveis doados as entidades assistenciais sendo 2kg para arquibancada e 4kg para cadeiras. Quem doar sangue ao banco de sangue de Livramento recebe o ingresso de arquibancadas para um dos dias do evento.
Realização:Prefeitura Municipal de Sant´Ana do Livramento





Programação
Dia 17/05 Quinta -feira
- Show de Abertura Juliano Moreno e Daniel Cavalheiro
- Músicas concorrentes (em ordem de apresentação)
1ª. Feito uma Trança
2ª. Pescador de Fronteira
3ª. Na Volta da Estrada
4ª. Pena de Estancia Grande
5ª. Chamarritero
6ª. Manancial de Lida Bruta
7ª. Milonga de toda Prosa
8ª. De Doma Antiga

- Show de Encerramento Leonel Gomez

Dia 18/05 Sexta-feira
- Show de Abertura Cristiano Quevedo

- Músicas concorrentes (em ordem de apresentação)
1ª. As Rédeas do Tempo
2ª. Remalhado
3ª. Eu Sou de Vento e de Pó
4ª. Estampa Antiga
5ª. Soy el Bailarin ... Iyel Del Chamamé
6ª. Juan Dominguez, Sim Senhor
7ª. De Campo e Procedência
8ª. Poncho Patria

- Show de Encerramento Joca Martins

Dia 19/05 Sábado

- Show de Abertura Guitarras Del Uruguay (antigo quarteto Zitarrosa)

12 músicas finalistas


- Show de Encerramento Mano Lima

A comissão julgadora é formada por João Sampaio, Mauro Moraes, Fernando Soares, Juliana Spanevello e Elias Rezende.

Festival Mercosul de Música e Dança
Festival de Danças
Dia 20/05 domingo
14:30hs Show de abertura com César Oliveira e Rogério Mello

15:45hs Apresentação de grupos de danças
17hs Show com Luis Cardozo e grupo
17:40hs Apresentação de grupos de danças

19hs Show de encerramento com Sérgio Reis


Fonte: Cleizer Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário